A comunidade local, Jardim Ana Beatriz II, está inserida num contexto social com tantas desigualdades sociais, em que nós educadores vivenciamos essa realidade. Diante das necessidades encontradas na nossa clientela, o Projeto Educando com a Horta Escolar vem preencher uma lacuna, permitindo que haja participação da comunidade escolar.
A horta na escola pode servir como fonte de alimentação e atividades didáticas, oferecendo grande vantagem á comunidade envolvida, como a obtenção de alimentos de qualidade e de baixo custo.
Todos sabem a importância de ter uma alimentação saudável, mas nem sempre se sabe qual a quantidade e o que se deve comer para manter a saúde. A saúde e o maior bem que uma pessoa pode ter, entretanto, ela está cada vez mais sem os cuidados necessários, devido à correria da vida moderna, na qual o tempo é preenchido com muitos afazeres, restando pouco tempo para se alimentar bem ou devido as condições financeiras.
O projeto educando com a horta escolar também enfoca essa importância, estimulando o melhor aproveitamento e o reaproveitamento de alimentos e, ainda, estimula a produção e o cultivo da horta como aprendizagem na teoria e prática dos alunos, incentivando também os pais a adotar a horta em casa com o intuito de dar continuidade o projeto horta da escola.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Educando com a Horta Escolar,tem como propósito de ser realizado com várias finalidades e com objetivos mais amplos. O trabalho com a horta, desde a implantação a manutenção requer que todas as pessoas que compõem a comunidade escolar possam contribuir e o desafio é promover a participação de todos. O projeto tem a finalidade de inserir toda comunidade escolar, conscientizar os educados e pais sobre a importância e o cuidado do seu próprio meio ambiente, a necessidade de estar buscando e levando informações, valores e procedimentos. Saber a importância da proteção, preservação do meio em que vivem e levar as informações adquiridas para a sociedade. A horta é um laboratório vivo para promover estudos, pesquisa, debates e atividades sobre questões ambiental, alimentar e nutricional. O professor associará os diferentes conteúdos às atividades práticas, tornando o conhecimento mais significativo, desenvolvendo o senso crítico investigatório e questionador, além de ajudar a construir hipóteses que dialogam com problemas reais.
No contexto escolar, a horta é eixo gerador de múltiplas e afetivas aprendizagens com o propósito de tornar o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso e interdisciplinar. É uma forma também de complementar o lanche escolar, produzindo verduras e legumes fresquinhos e sadios, para isso basta que as hortaliças sejam plantadas e cuidadas com carinho e dedicação. Portanto é importante que a comunidade escolar participem e possam refletir conjuntamente, onde todos assuma o seu papel com diversas ações envolvendo todos, cada um na sua função.
OBJETIVOS GERAIS:
· Promover a participação dos alunos e pais na organização da horta escolar;
· Estimular a produção e o cultivo de hortaliças para o consumo;
· Resgatar valores, respeitando as diversidades culturais se cada indivíduo;
· Trabalhar a interdisciplinaridade, associando os conteúdos as atividades práticas, utilizando a horta escolar;
· Realizar estudos, pesquisas e debates sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais;
· Utilizar a horta como laboratório vivo, para que o professor desperte nos alunos o interesse pela educação ambiental, trabalhando os conteúdos programáticos interdisciplinando envolvendo a prática e o pedagógico;
· Conscientizar os educados sobre a questão ambiental, o cuidado com o meio ambiente, cuidando do seu próprio espaço;
· Proporcionar encontros com pais e alunos para trocas de experiências ecológicas para a produção de alimentos, saber o valor nutritivo e preparação do alimento;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Formar conceitos sobre alimentação saudável;
· Reconhecer que os alimentos cultivados na horta escolar contribui para melhorar a nutrição dos educados como fonte de vitaminas;
· Abordar questões importantes sobre saúde, nutrição, alimentação saudável e meio ambiente;
· Utilizar ambientes fora da sala de aula para transmitir e adquirir conhecimentos sobre meio ambiente, ressaltando principalmente as atividades práticas e as experiências pessoais;
· Refletir a realidade social junto à comunidade e a escola;
· Trabalhar a interdisciplinaridade, envolvendo o conteúdo programático com as atividades diárias da horta;
· Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
· Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
PORTUGUÊS
· Leitura de textos informativos,
· Produção de texto,
· Encontro Vocálico,
· Ordem alfabética,
· Alfabeto,
· Substantivo,
· Adjetivo,
· Ortografia,
· Auto ditado,
· Vogais e consoantes,
· Classificação silábica,
· Frases,
· Formação de palavras,etc.
MATEMÁTICA
· Números,
· Representação de quantidades,
· Sistema de Numeração Decimal,
· Figuras Geométricas,
· Seqüência numérica,
· Problemas envolvendo as quatros operações,
· Metade / Dobro,
· Fração,
· Gráfico,
· Pesquisa de preços, etc.
CIÊNCIAS
· Os seres vivos,
· Origem dos alimentos,
· Reciclagem,
· Coleta seletiva do lixo,
· Adubo orgânico,
· Meio ambiente,
· Tabela informativa valor nutricional,
· Pirâmide alimentar, etc.
GEOGRAFIA / HISTÓRIA
· Mapa Brasil Político,
· Localização do estado de Goiás,
· Pesquisa ( alimentos vegetais mais consumidos no estado de Goiás),
· Regionalismo(alimentos com nomes diferentes de acordo com a região),
· Orientação espacial ( frente, atrás, direito,esquerdo, usando a seta para localizar).
· Levantamentos de dados( nome científico das plantas).
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
· Música ( paródia envolvendo o nomes das frutas, verduras e legumes ).
· Cores primárias, secundárias e terciárias,
· Desenhos ( mascote da horta ),
· Produção de marca texto,
· Confecção de fantoches,
· Confecção de maquete,
· Desenho livre, etc.
RECURSOS
· Garrafas pet’s
· Adubo orgânico
· Sementes diversas
· Placas ( identificação dos canteiros )
· Tinta guache
· Aspersor
· Enxadas
· Mangueira
· Rastelo
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será a longo prazo. A participação dos envolvidos, alunos e comunidade escolar é muito importante neste processo de conscientização e aceitação do projeto. Será realizada ações voltadas para o desenvolvimento do mesmo, que consta no plano de ações deste projeto.
PLANO DE AÇÃO
· Realizar mutirão para capina escola e da horta escolar com pais, voluntários e funcionários da escola.;
· Arrecadar garrafas pet’s ( atividade realizada pelos os alunos );
· Encher garrafas com água colorida ( atividade realizada pelos alunos );
· Trocar as garrafas que estão furadas ( cuidado com a Dengue );
· Adubar canteiros ( atividade realizada com os alunos);
· Realizar a semana do plantio;
· Ativar a composteira;
· Capacitar multiplicadores na formação do projeto educando com a horta escolar;
· Criar um blog para a divulgação do projeto;
· Ornamentar mural informativo com ações realizadas do projeto horta;
· Trabalhar o pedagógico juntamente com a prática;
· Realizar um encontro culinário anual para trocas de receitas;
· Organizar palestra com a comunidade escolar, onde os alunos demonstrarão seus conhecimentos e habilidades em data de plantio, colheita, adubação, produção e manutenção da horta;
· Realizar concurso de redação com o tema alimentação saudável;
· Entrevistar os alunos e pais;
· Confeccionar um livro de receitas;
· Elaborar relatórios bimestrais;
· Realizar passeio educativo a EMBRAPA de Brasília-DF;
· Premiar professor e a turma com ótimo desempenho pedagógico trabalhando a horta escolar;
· Realizar apresentação teatral com o tema: As hortaliças
CRONOGRAMA
INÍCIO:Fevereiro
TÉRMINO:Dezembro
CIENTELA ATENDIDA: Alunos do1º ao 6º ano e comunidade escolar.
ÓTIMO TRABALHO,AMEI
ResponderExcluirprojeto incrível, aplicamos um assim no colegio objetivo zona norte sp, os alunos amaram
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